CONTEÚDO

Vitamina D

A vitamina D age como um hormônio em nosso organismo, com receptores específicos em quase todos os tecidos. Responsável por mais de 85 funções fisiológicas, ativa e desativa mais de 2700 genes específicos. 

O nosso corpo tem a capacidade de produção própria da vitamina D, a partir do colesterol, quando exposta à luz solar. Quando entendemos melhor de bioquímica e fisiologia, sabemos que o colesterol não é um vilão, e sim, um fator necessário para diversos esquemas biológicos! Claro, níveis ultra elevados são reflexo de um estilo de vida prejudicial, com sedentarismo e consumo elevado de carboidratos e frituras e pode predispor a graves problemas cardiovasculares.

A deficiência de Vitamina D é muito comum, pois nosso estilo de vida moderno (e até mesmo a utilização de proteção solar) não permite exposição solar adequada e diária. Até podemos encontra-la em algumas fontes alimentícias, como peixes, mas mesmo assim não é o suficiente. Ainda, o alimento mais rico em vitamina D é o óleo de fígado de bacalhau. 

Quando nosso corpo está deficiente desta vitamina, os sintomas são muitas vezes sutis e confundidos com outras causas: fadiga,falhas cognitivas, obesidade, baixa imunidade, depressão, problemas de pele e cicatrização, perda de cabelo...mas este déficit está relacionado a patologias muito graves, como doenças auto-imunes, ossos fracos e osteoporose, além de doenças inflamatórias.

A suplementação de vitamina D pode ser muitas vezes necessária, onde recomenda-se administração também da vitamina K2, pois ambas atuam em sinergia. Existem 2 tipos de vitamina D: a D3, ou colecalciferol, extraída de fontes animal (é também de produção endógena) e a D2, ou ergocalciferol, produzida por fontes vegetais, e necessitando passar por ativação em nosso organismo. Os veganos podem utilizar a suplementação de vitamina D2 sem problema algum, exceto se tiverem alergia à determinados cogumelos. 

Criança e adultos obesos, ou indivíduos utilizando medicamentos como anticonvulsivantes, glicocorticoides, cetoconazol e anti retrovirais tem necessidade redobrada de suplementação. 

Para suplementar adequadamente a Vitamina D, é necessária a realização de exames bioquímicos e acompanhamento por profissional da área da saúde. Pois se ela se encontrar em níveis suprafisiologicos no organismo, doenças e problemas podem ser desencadeados.



Voltar

Conheça nosso Instagram

Curta nosso Facebook