CONTEÚDO

Papo de Atleta: Francisco Rotta Müller e a Ultramaratona Cape Epic 2018

Francisco Rotta Müller, também conhecido por @chicorm no Instagram é Campeão Brasileiro MTB Ultra Maratona MA2, Tri-Campeão Desafio dos Rochas, Campeão Gaúcho 2016 MA2, Vice-campeão Brasil Ride WarmUp SC MA2, nosso atleta Deconto e este mês participará da 2018 Absa Cape Epic: A maior e mais importante ultramaratona de Montain Bike por estágios do mundo.


A 2018 Absa Cape Epic acontecerá entre os dias 18 e 25 de março, em Cape Town, na África do Sul, e serão mais de 1300 atletas de 48 países disputando - em dupla - o pódio.

 


Conversamos com Chico para entender um pouco mais sobre a sua rotina preparatória e como será a prova na Cidade do Cabo.

Como funcionam as ultramaratonas de Montain Bike?  As ultramaratonas, também conhecidas como provas em estágios, são disputadas em dupla. Como a Cape Epic é uma prova muito longa (são 658 km divididos em 8 dias), a definição do parceiro é fundamental, pois, caso algo aconteça, o primeiro socorro é prestado pelo seu parceiro de prova.

“A prova inicia pelo Prólogo, que é uma etapa para tomada de tempo das duplas onde, a partir do dia seguinte, baseado no seu tempo de prova, largarão mais a frente ou atrás no pelotão. Quanto mais pra frente melhor, pois nos trechos mais técnicos poderá haver congestionamento. Então, quem chegar primeiro tem a vantagens de um trânsito mais fluído.”

Quem é o seu parceiro nesta prova? Meu parceiro é o atleta Mateus Zandoná, de Porto Alegre. Já disputamos e vencemos juntos e estamos alinhados.

E sobre o seu preparo físico, como você tem se preparado? Eu tenho uma assessoria para os treinos de bike e de funcional, para que, no período da prova eu esteja no meu melhor preparo possível. Todo o planejamento envolve muitos sacrifícios, iniciando pelo tempo destinado para os treinos. Isto não quer dizer que tu vais fazer 20 horas de pedal, mas é muito planejamento e periodizações para chegar em um nível de excelência física que tu precisa.


Além dos treinamentos de bike, Chico conta com uma estrutura completa para ajudá-lo com o preparo físico. Entre elas, a parceria com a Deconto Farma e a sua suplementação necessária, sempre orientado pela nutricionista Luciana Konrath. Orientações de fundamental importância para manter a saúde e imunidade em alta, “treinar a pleno e com a melhor qualidade”, como pondera Chico.

 


Desejamos uma ótima prova ao nosso atleta Deconto, Francisco Rotta Müller.

Para saber mais sobre a prova: 2018 Absa Cape Epic
Para saber mais sobre o nosso atleta, Chico: www.franciscorm.com.br
Aqui a maior cobertura AO VIVO: https://www.cape-epic.com/fans/watch-from-home/live-streaming



Voltar

Conheça nosso Instagram

Curta nosso Facebook