CONTEÚDO

Atenção Farmacêutica - O que significa este termo e por que ele é tão importante?

A Atenção Farmacêutica

A Atenção Farmacêutica, atualmente, é vista como uma prática profissional consistente do farmacêutico que deseja assumir um compromisso social com o paciente.

Seus componentes principais são: a filosofia profissional, o processo de cuidado com o paciente e a gestão da prática. A primeira se relaciona ao comportamento profissional e define diversos valores éticos e responsabilidades do farmacêutico no cuidado com o paciente.

O processo de cuidado acontece quando o farmacêutico faz uma avaliação inicial do paciente, elabora um plano de orientação e avalia os resultados clínicos em curtos, médios e longos prazos.

A gestão da prática já opera diferentemente, no sentido de verificar a viabilidade da implantação nos diversos estabelecimentos existentes e quais os recursos necessários para tal tarefa. Nesses recursos enquadramos materiais de escritório e computadores com acesso à internet, por exemplo.

A Atenção Farmacêutica também se refere à atividades específicas do farmacêutico no âmbito da atenção à saúde. Éum modelo que tem como objetivo aumentar a efetividade do tratamento medicamentoso, detectar problemas relacionados aos medicamentos, prevenir problemas de saúde, entre outros.

Na maioria dos países desenvolvidos, a Atenção Farmacêutica já é uma realidade e tem demonstrado eficácia na redução de agravamentos dos portadores de patologias crônicas e de cursos para os sistemas de saúde.

No Brasil, esta atividade ainda é incipiente e alguns fatores dificultam sua implantação, entre outros, a dificuldade de acesso ao medicamento por parte dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), Unidades Básicas de Saúde sem farmacêutico e a ausência de documentação científica que possibilite demonstrar aos gestores do sistema público e privado que a implementação da Atenção Farmacêutica representa investimento e não custo. Por outro lado, sendo nova atividade do profissional farmacêutico, torna-se primordial que as instituições de ensino farmacêutico promovam adaptações curriculares, de modo a fornecer o conhecimento formal necessário ao desempenho desta atividade.

 



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