CONTEÚDO

Porque o hábito de tomar medicamentos como Omeoprazol é prejudicial a saúde?

É muito comum a auto-medicação e também a prescrição médica de medicamentos da classe inibidores de bombas prótons, como o Omeoprazol, Lanzoprazol e Esomeprazol. Indicado para úlceras gástricas, caracterizadas pela sensação de “queimação no estômago”, má digestão e refluxo,são utilizados indiscriminadamente, e muitas vezes, pelo que percebo do relato de pacientes, de maneira diária.

 

Apesar da constante produção de trabalhos e evidências científicas alertando sobre o risco de uso, são comercializados livremente em farmácias e se encontram no ranking dos 10 medicamentos mais prescritos. Vejamos alguns efeitos prejudiciais à saúde que eles podem provocar e estar envolvidos:

 

Demência: As evidências atuais sugerem que o uso de medicamentos desta classe esteja envolvido com o aumento de deposição de proteínas beta-amilóides no cérebro, responsável pelo desenvolvimento de Mal de Alzheimer e declínio cognitivo severo;

Má digestão e Má absorção de vitaminas e minerais: Seu uso gera uma severa hipocloridria (ou seja, aumento do pH do estômago). O pH do estômago deve estar sempre baixo, ou seja, ácido, para a boa digestão dos alimentos. o pH ideal para digerir carnes por exemplo, é 2. Já para digerir carboidratos, 4.

Infecções gastrointestinais: A hipocloridria do estômago propicia o desenvolvimento de bactérias patológicas no intestino, levando a alterações na microbiota intestinal e possibilidade de desenvolvimento de infecções, levando ao aparecimento de diarréia por exemplo.

-Doença Renal Crônica: Um recente e importante estudo realizado com 10.482 pacientes concluiu que o uso de Inibidores de Bombas de Prótons está relacionado com risco de desenvolvimento de Doença renal crônica.

-Risco de Doenças Cardiovasculares: Além de diminuir a produção de óxido nítrico, substância responsável por promover dilatação das veias e aumentar a circulação sanguínea, o uso deste tipo de medicamento está envolvido com aumento da probabilidade de ocorrência de ataque cardíaco, e dano na função venosa.

 

Você possui refluxo, dores no estômago e dificuldades de digestão dos alimentos e quer uma alternativa saudável ao uso deste tipo de medicamentos? Consulte um profissional da área da saúde que poderá lhe auxiliar com esta questão, levando em conta sua individualidade biológica e preferências. Preocupe-se com sua saúde e informe-se. Nenhuma verdade é absoluta, e nem tudo que está disponível e à venda em uma prateleira pode fazer bem para você

Farmacêutica Adriana Russowsky CRFRS 16850

Mestre em Biociências da Reabilitação

Vice-Presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia Regional Sul

 

Referências Bibliográficas

 

Bavishi, C.; Dupont, H.L Aliment Pharmacol Ther. 2011;34(11-12):1268-81.

Gomm, W. et al. Association of Proton Pump Inhibitors with Risk of Dementia. JAMA Neuro. 2016; 73(4):410-16.

Lazarus, B. et al. Próton Pump Inhibitor Use and the Risk of Chronic Kidney Disease. JAMA Intern Med 2016;176(2):238-46.

Robinson, M.; Horn, J. Clinical pharmacology of proton pump inhibitors: what the practising physician needs to know. Drugs 2003;63(24):2739-54.



Voltar

Conheça nosso Instagram

Curta nosso Facebook